Pés bonitos e saudáveis

Pequenos em relação ao restante do corpo, os pés dão firmeza, equilíbrio e possibilitam a sua movimentação.

A saúde dos pés é responsável pela beleza do andar, pela boa postura, pelo prazer de caminhar, correr, passear, dançar, pela boa disposição geral e até belo bom humor.  Quem tem ou já teve um calo, sabe muito bem disto. Quem não quer ter pés bonitos?

Em várias culturas e em todas as épocas os pés têm sido, tanto para homens como para mulheres, um elemento de atração e sensualidade. Saúde e beleza requerem cuidados, portanto é essencial ter conhecimentos sobre como manter este par de maravilhas sempre bonitos e saudáveis.

CALÇADOS

Os calçados têm como funções não só embelezar os pés, mas, principalmente, protegê-los. Para atingir este último e importante objetivo é necessário que eles acomodem-nos perfeitamente, respeitando o seu tamanho e formato, serem adequados a cada uso e confeccionados de material de boa qualidade.Pelo amor a estes pequenos notáveis é preferível comprar um par de sapatos bom e caro do que ter vários pares que só tem beleza e são verdadeiros vilões.
Ao comprar calçados observe os seguintes itens:

  1. Meça os pés (largura e comprimento), pois os pés modificam-se com o passar dos anos.
  2. Compre-os à tarde, quando os pés tendem as estarem “inchados”
  3. Verifique se os pés estão bem acomodados.
  4. Não compre sapatos aguardando que fiquem confortáveis depois de “lacearem”, às custas do seu sofrimento.
  5. Ao comprar sapatos de saltos altos, verifique se dão firmeza para andar e, se forem de bicos finos, adquira um número maior e preencha as pontas com algodão para acomodar os dedos na parte mais larga.
  6. Intercale o uso de sapatos sociais, de salto altos e bicos finos com calçados mais confortáveis para prevenir problemas futuros.

PREVENÇÃO

  1. Nunca use sapatos apertados nem largos demais, saindo dos pés.
  2. Fique descalço, em casa, na praia e no campo.
  3. Tome sol nos pés.
  4. Use sandálias, sempre que possível.
  5. Seque bem entre os dedos após o banho.
  6. Diariamente, passe creme hidratante nos pés (menos entre os dedos).
  7. Exercite seus pés: gire-os lentamente para direita e depois para a esquerda, fazendo círculos no ar: dobre-os para cima e para baixo vire-os para a direita e depois para esquerda; abra e feche os dedos, flexione-os para baixo e depois caminhe um pouco nas pontas dos pés, depois só nos calcanhares e finalmente apoiando-os nas bordas externas dos pés. Repita cada série 10 vezes. Estes exercícios tonificam os pés, os tornozelos e a pernas, fortificando os tendões.
  8. Use meias de algodão: causam menos suor, absorve a transpiração e ajudam a evitar micoses.
  9. Troque as meias com freqüência.
  10. Troque de sapatos pelo menos a cada dois dias, limpando-os internamente e deixando-os tomar ar.
  11. Corte retas as unhas sem arredondar os cantinhos.

A beleza só é completa e verdadeira quando vem acompanhada de saúde, bem-estar, conforto físico e equilíbrio emocional que são alcançados quando as pessoas aprendem a conhecer o seu corpo e a ouvi-lo.

Suely Rodrigues Thuler
Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST
Pós graduada em Podiatria Clínica pela UNIFESP
Membro Titulado da SOBEST . Associação Brasileira de Estomaterapia:estomias, feridas e incontinências.
Membro do WCET – World Council of Enterostomal Therapist