Onicomicose

A unha saudável é protegida contra a invasão microbiana, porém, quando o agente biológico, com forte capacidade, invasora atinge uma unha predisposta ocorrem as infecções.
A onicomicose é a infecção ungueal mais frequente.

onicomicose

O que é onicomicose?
Onicomicose, ou micose das unhas é o nome dado a infecção por fungos que atinge as unhas, originando alterações no local onde se encontram.
As unhas com micose podem apresentar alteração na coloração, descolamento e/ou espessamento. Estas ficam mais grossas, com aspecto envelhecido, podendo ficar quebradiças, deformadas, esbranquiçadas, amareladas e/ou escuras.
Em estados avançados da onicomicose o crescente engrossamento da unha pode dificultar o uso de sapatos fechados podendo provocar dores e mal estar constantes.
Além do desconforto estético que isso pode trazer, o fato de ter as unhas comprometidas pode ocasionar lesões em pessoas com diabetes e com insuficiência vascular, fator de risco para amputação de membros inferiores.

onicomicose_2

Nestes a onicomicose pode servir de porta de entrada para outras infecções levando a alterações que podem prejudicar a saúde como um todo. As alterações podem impactar de maneira importante a qualidade de vida; a auto-estima pode ser reduzida, a capacidade funcional por vezes é afetada de maneira a interferir nas atividades rotineiras.
Geralmente as unhas mais afetadas pela onicomicose são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos fechados favorece o crescimento dos fungos.
O tratamento desta patologia não é complicado nem doloroso por um Podiatra – especialista em prevenção e tratamento das doenças que podem acometer os pés.
Geralmente, o tratamento convencional, que utiliza medicamentos orais e tópicos, demora entre 6 e 8 meses. Nos casos mais avançados pode demorar um ano ou mais até a cura completa.
Estudos mostram a eficácia da Terapia Fotodinâmica no tratamento da onicomicose. O laser, combinado com um corante fotossensível elimina os fungos e atua como acelerador no crescimento da unha saudável. Esse tratamento, em comparação com os convencionais apresenta resultados satisfatórios, sem seus efeitos colaterais, em sessões rápidas e indolores.

 

Referências:
1. Portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Onicomicose.
http://www.sbd.org.br/cuidados/onicomicose/
2. Amorim, JC. Ação foto tóxica do laser em baixa intensidade e diodo de emissão de luz (LED) na viabilidade do fungo Trichophyton rubrum; estudo “in vitro”. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais Orientador: Prof. Dr. Marcos Pinotti Barbosa Belo Horizonte MG,2007. www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/…/tese_final_pedf_jc2.pdf?..