Pés sem rachaduras: o filme transparente é um aliado

Toda mulher quer entrar o verão com pés hidratados, sem se preocupar com as rachaduras brancas que deixam os calcanhares feios e com aspecto de mal cuidados. Para a enfermeira estomaterapeuta Maria Lucoveis, diretora da Stay Care São Paulo (www.staycare.com.br) – clínica especialista em pés, feridas, estomias e incontinências-, manter os pés saudáveis, sem rachaduras, é simples e rápido.

Evite lixar o calcanhar e a sola dos pés. Dê preferência à esfoliação, que auxilia na remoção de células mortas sem agredir a pele. Com o auxílio de um esfoliante massageie delicadamente dando mais ênfase à sola e regiões mais ásperas. A esfoliação deve ser realizada a cada 15 dias ou uma vez por semana para quem possui os calcanhares mais ásperos.

Após a esfoliação, aplique hidratante de sua preferência e envolva os pés com filme transparente de 20 a 30 minutos para potencializar a hidratação. Hidratar a pele ajuda a prevenir o ressecamento e as temidas rachaduras.

Para finalizar, faça massagem com cremes que contenham óleos essenciais de efeito terapêutico ou extrato de plantas como: alecrim, arnica, calêndula, alfazema, lavanda, cipreste etc. Os resultados são sentidos de imediato: pés macios, pele bonita e, principalmente, relaxamento e alívio das tensões do dia a dia.

Outros cuidados também são importantes para manter os pés saudáveis:

– Realize o corte das unhas de forma reta obedecendo à anatomia dos dedos para evitar que as mesmas fiquem encravadas; as laterais salientes das unhas podem ser discretamente arredondadas.

– Evite remover a cutícula das unhas, pois serve como proteção contra agentes agressores ao organismo. As sujidades e o excesso de células mortas podem ser removidos com auxílio de uma espátula e escovação das unhas com escova de dente de cerdas macias.

– Alicates, palitos e lixas são fontes de contaminação, portanto, devem ser de uso individual. Se for compartilhar, o alicate deve ser esterilizado em autoclave. O palito e a lixa devem ser descartáveis.

– Caso tenha o hábito de esmaltar as unhas não compartilhe o esmalte, pois também é uma fonte de contaminação. Pelo menos um dia por semana deixe as unhas livres de esmalte para que possam transpirar de forma adequada.

São ações e cuidados simples que mantém os pés bonitos e hidratados.

 

Fonte e imagens: http://jornalmexa-se.com.br/index.php/pes-sem-rachaduras-o-filme-transparente-e-um-aliado/