Dia Internacional da Pessoa com Estomia

No dia 06 de outubro, desde ano – 2018 é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Estomia com o tema “Speaking out changes lives” traduzido por “Falar abertamente, salva vidas’‘. Fatores importantes e fundamentais ocorreram na história para esta comemoração internacional, que foi concebida pela International Ostomy Association (IOA) e é realizada no primeiro sábado de outubro há cada 3 anos.

Então, falando abertamente a Estomia é uma abertura, feita por procedimento cirúrgico, no sistema digestório e/ou urinário, mais comumente conhecido em uma conversa que a pessoa tem que “ usar bolsa para colher as fezes e/ou urina na barriga ”. Nesta linha de pensamento “Falar abertamente, envolve estratégias para conviver com a tão chamada “bolsa pra fezes e urina” e um profissional especializado para a sua prescrição assertiva que garantam a qualidade vida, nas esferas biopsicossocial e espirituais.

Retomando a história de 1958, onde a Sra. Norma Gill, que era uma pessoa com ileostomia, foi solicitada pelo Dr. Rupert Turnbul, em Cleveland, para falar abertamente com as pessoas que teriam que ter uma estomia, que este procedimento salva vidas e juntos começaram a defender: ter os equipamentos coletores de qualidade e de quantidade, um profissional especializado, que atualmente é o Enfermeiro Estomaterapeuta (ET), entre outros.  Então criaram em 1961 o primeiro curso de estomaterapia no mundo.

Mediante os avanços de tratamento das pessoas com estomia disseminado no mundo surge, em 1990, o primeiro curso Especialização de Enfermagem em Estomaterapia no Brasil, pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

O Enfermeiro Estomaterapeuta é o profissional habilitado e dispõem de conhecimentos específicos para a assistência à pessoas com estomias e o processo de reabilitação, para a melhoria da qualidade de vida, principalmente na prescrição de equipamentos exclusivos para cada necessidade individual. (www.sobest.org.br)

No Brasil, além da comemoração do dia internacional das pessoas com estomias temos uma celebração nacional, todos os anos, determinado pelo dia 16 de novembro, que é assegurado pela Lei nº 11.506, de 19/07/2007. Nosso país também existe a Portaria GM/SAS nº 400, de 16/11/ 2009 que é a norteadora para Serviços de Atenção da pessoa com estomia do Sistema Único de Saúde (SUS) e para as operadoras de planos de saúde.

O conhecimento da população sobre as estomias é falado abertamente na nossa sociedade, principalmente quando uma pessoa de vida pública necessita da intervenção cirúrgica de uma estomia. Através de noticiários a estomia torna-se destaques em jornais, revista e entrevistas, criando assim o interesse da população pelo procedimento que salva vidas.

Néria Invernizzi da Silveira
Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST
Stay Care Centro de Aperfeiçoamento Profissional