Empreendedorismo na enfermagem

Quer saber como se preparar para o empreendedorismo na enfermagem? Aqui estão as dicas, tendências e oportunidades do setor para você!

O EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM

O empreendedorismo na enfermagem está muito relacionado a um propósito. Aliás, qualquer pessoa com a intenção de abrir um negócio tem um objetivo, seja se livrar do patrão, ter mais autonomia com os horários, trabalhar na cidade dos sonhos ou ganhar mais dinheiro. 

Mas, aqueles que passam parte da sua própria vida dedicando-se aos cuidados de outras vidas têm, normalmente, a vontade de realizar algo muito maior quando pensam em empreender: colocar um sonho em prática.

Não à toa, a abertura de empresas nos setores de saúde, bem-estar e beleza são os que mais crescem no país. Esta expansão tem sido liderada, em boa parte, por profissionais da enfermagem ou advindos de outras áreas da saúde.

São pessoas que veem, no empreendedorismo, a possibilidade de oferecer qualidade e agilidade no atendimento aos pacientes, condições que, muitas vezes, os enfermeiros não conseguem colocar em prática no seu dia a dia tão corrido. 

E, não se engane: essa realidade não está presente apenas na rotina de enfermeiros e enfermeiras que atendem em sistemas públicos de saúde; infelizmente, até mesmo no serviço privado existem essas limitações.

Por esses motivos, as oportunidades para o empreendedorismo na enfermagem não param de crescer. E elas são muitas, desde começar a empreender no próprio lugar de trabalho – galgando posições e liderando projetos dentro do hospital – até, efetivamente, abrir o próprio negócio. Mas, você, profissional da enfermagem, sabe o que é preciso para empreender?

COMO SE PREPARAR PARA O EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM

Como profissional da saúde e do bem-estar, estudar muito e estar em contínua atualização com temas de sua área de atuação não são novidades em sua rotina. Por isso, ao considerar investir tempo e dinheiro em um empreendimento, dentro ou fora do hospital, é preciso se preparar.

pésO mercado é competitivo e para qualquer projeto, especialmente quando a ideia é empreender em um negócio próprio, é essencial garantir a qualidade – e, cá entre nós, isso é inerente a quem trabalha com saúde. Você precisa oferecer diferenciais que estimulem os pacientes a escolherem o seu negócio ao invés do concorrente. 

Claro que todo o conhecimento e as habilidades adquiridas durante sua formação e o desempenho da atividade laboral vão ser indispensáveis para o sucesso da empreitada. E nesse jogo, você já desenvolveu muitas hard skills e soft skills, que são duas condições importantes para se preparar para o empreendedorismo na enfermagem. 

Vamos explicar o que são e qual sua importância para quem quer empreender.

Exemplos de hard skills na enfermagem

São todas as competências técnicas, as capacitações e formações realizadas ao longo da vida. É o seu estoque de conhecimento, todos os procedimentos simples e complexos inerentes à função e que você sabe executar: 

  • preparo de pacientes para procedimentos;
  • seleção e preparo de instrumentos e equipamentos;
  • esterilização do ambiente, de instrumentos e equipamentos; e
  • acompanhamento da evolução do quadro clínico do paciente. 

Mas, para empreender, você vai precisar desenvolver ou aperfeiçoar outras hard skills, para que o negócio saia do papel e tenha sucesso:

Administração e finanças: gestão administrativa e financeira são complementares e essenciais para o sucesso do empreendimento. Com uma boa base, você é capaz de definir quando e quanto investir, como separar contas pessoais das contas da empresa e outras ações que vão evitar prejuízos no caixa.

Marketing e internet: seu negócio vai depender de divulgação. Mesmo que seja o famoso boca a boca. Conhecer as técnicas de marketing mais atuais é importante para se destacar. Hoje em dia, a Internet é aliada do marketing. É importante, por exemplo, conhecer as redes sociais, como fazer postagens e interagir com possíveis clientes, investir em anúncios pagos ou contratar especialistas para isso.

As competências técnicas para o enfermeiro empreendedor são essenciais para o pleno desempenho da atividade ou para supervisionar o trabalho dos funcionários. Mas, nem mesmo a melhor inteligência artificial é capaz de substituir o contato humano. É aí que entram as insubstituíveis soft skills.

O que são as soft skills do empreendedor? 

É tudo aquilo que não se aprende na faculdade, na pós-graduação ou em qualquer outra especialização. São as competências comportamentais, muitas vezes desenvolvidas inconscientemente no dia a dia. 

Para identificá-las de forma simples, basta pensar em uma pessoa com a qual você se relaciona. A partir dos comportamentos que ela demonstra, você é capaz de dizer se ela é uma pessoa criativa, proativa, íntegra e por aí vai. Essas são as soft skills ou competências comportamentais.

Destacamos algumas que são importantes para o empreendedorismo na enfermagem. Com certeza, muitas delas você já tem e, se desejar, podem ser aperfeiçoadas. Se não as tem, não se preocupe: as competências comportamentais podem ser desenvolvidas.

Resiliência e inteligência emocional: tomar decisões conscientemente, ter empatia e saber lidar com situações desafiadoras são comportamentos que vão ajudar o seu negócio a decolar. Lembre-se de que agora, você é seu próprio chefe e precisa agir com os outros como você gostaria que agissem com você.

Negociação: todos nós estamos em negociação continuamente; às vezes, estamos negociando com nós mesmos e nem percebemos! Esta importante habilidade ajuda você a conquistar e a fidelizar seus pacientes, a melhorar suas contratações, a propor negócios em que ambas as partes ganhem, a criar vínculos e muito mais.

Assim como a Internet é aliada do marketing, esse recurso tecnológico é aliado do nosso desenvolvimento também. Se você está ventilando a ideia de empreender, busque artigos, vídeos e ebooks que possam ajudar você a desenvolver suas competências técnicas e comportamentais. Há muito conteúdo rico disponível gratuitamente. enfermeira

Não se assuste! Se existem características comuns a todo empreendedor de sucesso, sem dúvida são a humildade e o reconhecimento de que está em constante aprendizagem, a coragem para errar e a motivação para acertar e aprender com os erros!

Para encerrar esse tópico, vale destacar um ponto: o preço do seu serviço não pode ser o fator decisório para o paciente ou pessoas que buscam oferecer mais conforto e bem-estar aos enfermos escolherem por você. 

Valorizar a sua mão de obra é essencial para você poder oferecer seus serviços como gostaria que fossem ofertados a você mesmo. Nunca se esqueça disso!

TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES PARA O EMPREENDEDORISMO NA ENFERMAGEM

Como já citado, o mercado de saúde, bem-estar e beleza crescem exponencialmente no Brasil. Isso é reflexo tanto da motivação dos profissionais da saúde em oferecerem condições melhores às pessoas, especialmente as adoentadas, quanto do anseio da população em ter um atendimento de melhor qualidade e personalizado.

Aliás, anote esta dica que é a maior tendência do mercado: soluções personalizadas, também conhecidas como on demand, são o caminho que empresas de todos os portes e segmentos estão seguindo. Você não pode ficar de fora.

Para isso, vale resgatar de novo o conceito das soft skills aqui: quanto mais humanizada a sua solução e as suas habilidades para lidar com as outras pessoas, melhor será o seu atendimento e muito mais requisitado também.

Quanto às oportunidades, alguns dos mercados que você, enfermeiro ou enfermeira, pode seguir como empreendedor:

  • oferecer consultoria e treinamento para hospitais, clínicas e empresas de outros segmentos;
  • ministrar aulas e palestras em eventos da área da saúde ou educacionais; e
  • abrir uma franquia e empreender com mais segurança.

Consultorias e treinamentos estão em alta pois, além de oportunidade de negócio, estão bastante relacionados à prestação de um serviço personalizado. Mas, para obter destaque, é necessário ter conhecimentos sólidos sobre o tema que deseja compartilhar com outros profissionais. Aqui, mais do que nunca, a premissa é estudar sempre.

Nesta mesma linha, está a prestação de serviços como educador. Ministrar aulas ou palestras de conscientização exigem do profissional de enfermagem outras habilidades, como ter uma linguagem acessível para que a informação chegue a todos, gestão do tempo e oratória. Mas, é um ótimo caminho a ser trilhado.

Por último e uma das mais promissoras oportunidades de empreendedorismo na enfermagem é investir em uma franquia. Ao invés de abrir um negócio “do zero”, você conta com o know-how de uma marca consolidada e garante outros inúmeros benefícios, tais como:

  • assessoria de gestão, contábil e jurídica;
  • capacitação comercial, administrativa e financeira inicial;
  • assessoria para montagem e abertura da unidade; e
  • suporte de marketing, para geração de arte para impressão do material de divulgação junto a clientes e parceiros (folder, flyer, banner, material de suporte, entre outros).

Ter uma franquia na área de saúde é a grande oportunidades para o profissional de enfermagem que deseja empreender. É a possibilidade de colocar em prática o sonho de oferecer conforto e bem-estar às pessoas, com a prestação de um atendimento humanizado, como você sempre desejou.

POR QUE INVESTIR EM UMA FRANQUIA DE SAÚDE

As franquias têm menor chance de sucumbir ao mercado do que um negócio que não é franquia, especialmente se for uma microempresa. 

Essa informação se baseia em estudos de órgãos como IBGE, SEBRAE e ABF (Associação Brasileira de Franchising), que apontam a taxa de mortalidade de negócios que não são franquias, ao longo de 2 anos de operação, em torno de 23%. Já nas franquias, o encerramento das atividades acontece para apenas de 5% dos negócios no mesmo período.

Uma das franquias que reforça o sucesso desse modelo de negócios é a Stay Care, voltada à prestação de cuidados especializados a pessoas com feridas agudas e crônicas, alterações e/ou lesões nos pés e unhas, estomias e incontinências anal e urinária. 

Stay Care Unidade Americana
Stay Care Unidade Americana

Essa microfranquia está presente em 3 estados (SP, RJ e AM), portanto, ainda há muito mercado para ser explorado. A franqueadora oferece exclusividade de território; assim, quanto antes você tirar o seu sonho de empreender do papel, maiores as chances de atuar na sua própria cidade ou de estabelecer o seu negócio em outra região onde sempre desejou viver.

Com uma estrutura completa e um modelo de negócio testado e de sucesso, com suporte completo aos franqueados, a Stay Care é a escolha segura para o profissional de enfermagem que deseja se tornar um empreendedor de sucesso.

Clique Aqui para saber mais sobre a Franquia StayCare.

Faça parte desse time de sucesso.
Preencha o formulário abaixo para receber mais informações sobre a nossa franquia!