Enfermeiro empreendedor: como ter um negócio próprio e seguro

Enfermeiro empreendedor: conheça um modelo de negócio seguro e de sucesso para você! 

Muito antes passarmos pela maior crise de saúde da história recente, o Coronavírus, nosso país já passava por transformações no mercado de trabalho. Mas, se você achou que íamos falar sobre o home office, se enganou.

Na verdade, queremos falar sobre o expressivo crescimento no número de pessoas que optaram por ter um negócio próprio, especialmente os profissionais do setor da saúde, liderados pelo perfil do enfermeiro empreendedor.

Para produzir esse artigo, foram apurados alguns dados muito importantes: em 2019, segundo levantamento da Global Entrepreneurship Monitor – GEM (programa de pesquisa que existe desde 1999 e realiza, anualmente, uma avaliação do nível nacional da atividade empreendedora), o Brasil contava com 53,5 milhões de brasileiros com algum tipo de atividade empreendedora.

Em 2020, o país bateu recorde de abertura de novas empresas: houve um aumento de 6% em relação ao ano anterior, equivalente a mais de 3.300.000 novos negócios.

Apesar do franco crescimento, o empreendedorismo ainda enfrenta um grande desafio no Brasil: o medo que as pessoas têm de investir todos os seus recursos e, em poucos anos, fechar o negócio caso não dê certo.

Mas, se você é enfermeiro e tem desejo de empreender, não pare por aqui. Existe uma modalidade de negócio que, além de mais segura, oferece mais chances de sucesso: a franquia.

ENFERMEIRO EMPREENDEDOR: MOMENTO PARA EMPREENDER É AGORA

Segundo o Sebrae, ser franqueado “é ser um empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida (…)”. Em outras palavras, você se aproveita do know-how e da credibilidade de uma marca reconhecida e abre uma empresa que vem com uma segurança conquistada depois de vários testes já realizados no mercado. Ainda de acordo com a entidade, a vida útil das franquias é superior à de um empreendimento novo: no primeiro ano de operação, a perspectiva de fechamento de empresas tradicionais é de 23% contra 3% de mortalidade das franquias, no mesmo período.

Por isso, a franquia é um dos modelos de negócio que oferecem menos riscos para se empreender no Brasil. Mesmo com o país vivendo a crise de 2020, desde o 3º trimestre do ano, as franquias já estavam demonstrando sinais de recuperação (dado extraído da Pesquisa de Desempenho – 3º trimestre de 2020, produzido pela ABF – Associação Brasileira de Franchising).

Um dos segmentos que mais estimulou essa recuperação em 2020 e que já se destacava antes disso graças à sua importante contribuição para a economia é, justamente, o de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

Esteja o país em crise ou não, as pessoas continuam demandando por serviços relacionados à saúde. Ser um enfermeiro empreendedor é a oportunidade de utilizar os conhecimentos estudados e praticados ao longo da vida para o tratamento especializado das pessoas. Mas, há outras vantagens além disso!

5 VANTAGENS DE EMPREENDER NA ENFERMAGEM

Um dos principais motivadores do enfermeiro empreendedor é ter mais liberdade ou autonomia para desempenhar as atividades. Junto a isso, é a oportunidade de colocar à disposição da sociedade todo o potencial que, muitas vezes, ficou reprimido durante os anos de atuação em hospitais e emergências.

As vantagens não param por aí. Listamos alguns dos principais benefícios ao optar por uma franchising do setor da saúde:

  1. Negócio já estruturado;
  2. Suporte do franqueador;
  3. Exclusividade de território;
  4. Estratégia de marca e de comunicação; e
  5. Atendimento regulamentado.

Entenda em detalhes cada um destes benefícios:

  • NEGÓCIO JÁ ESTRUTURADO

Muitas pessoas que optam por empreender não sabem nem mesmo por onde começar. Se você atuou a vida toda como enfermeiro dentro de hospitais, deve ter tido poucas chances de praticar processos administrativos. Dar o pontapé inicial em um negócio poderia ser motivo de muitas incertezas.

Mas, esse é um dos pontos que vai ajudar a garantir o sucesso do seu negócio como franqueado: o franqueador oferece toda a assessoria para montagem e abertura da unidade.

Além disso, você tem à sua disposição um manual de operação da franquia, com detalhes sobre diversos aspectos para fortalecer sua autonomia no gerenciamento da sua unidade.

Também é um importante recurso para a manutenção do relacionamento transparente com o franqueador, já que engloba temas comerciais e jurídicos que protegem ambas as partes.

  • SUPORTE DO FRANQUEADOR

Se você fosse abrir um negócio, a quem recorreria em caso de dúvidas? Pois é… Com uma franquia, você conta com o suporte do próprio franqueador. O franqueador quer que seu negócio se expanda e seja rentável, pois o sucesso de cada unidade é o que promove o interesse de outros novos empreendedores.

Assim, desde o princípio, o franqueador oferece suporte, como citado no item 1, e mais: capacitação técnica, comercial, administrativa e financeira.

Após a implantação você ainda terá reuniões mensais através de videoconferência, em que poderá alinhar estratégias com o franqueador.

O franqueador também disponibiliza um software exclusivo de atendimento, para fazer a gestão dos clientes e não perder nenhuma oportunidade. É um importante recurso que substitui os “sistemas alternativos”, como planilhas ou cadernos, que podem se perder com as informações de cada paciente.

  • EXCLUSIVIDADE DE TERRITÓRIO

Esse fator pode fazer toda a diferença para o seu negócio, pois significa que você tem direito a atuar com exclusividade na região descrita no contrato.

Pense bem: você não corre o risco de concorrer com outro franqueado em uma área importante de sua cidade. Se a sua for a primeira unidade na cidade, ainda tem a chance de escolher a região mais próspera para o negócio.

Ainda sobre território: com uma franquia, você pode tirar dois sonhos do papel de uma só vez. Se, além de empreender, você também tem o desejo de se mudar para outra cidade, é a chance de abrir seu negócio em uma área rentável na cidade que você queira morar!

  • ESTRATÉGIA DE MARCA E DE COMUNICAÇÃO

Como um empreendedor de franquias, você já sai na frente de outros negócios, porque está trabalhando com o know-how de uma marca munida de um sistema de marketing.

Além disso, como é importante haver uma padronização da comunicação por todas as unidades da rede, a marca fica responsável pela arte para impressão do material de divulgação junto a clientes e parceiros, para: folder, flyer, banner, material de suporte, entre outros.

Também é importante que você saiba que os custos com publicidade são rateados por todas as unidades, reduzindo custos e gerando o que é chamado de “economia de escala”.

  • ATENDIMENTO REGULAMENTADO

Enfermeiros podem atuar em consultas privativas em consultórios ou clínicas especializadas, pois essa modalidade de atendimento foi regulamentada pela Resolução Cofen 568/2018, fevereiro de 2018.

Portanto, se você é um enfermeiro com perfil empreendedor, a sua melhor oportunidade de ter o seu próprio negócio com segurança é uma franquia.

CONHEÇA UMA FRANQUIA DE SUCESSO PARA ENFERMEIRO EMPREENDEDOR

O setor médico no país, seja de operação privada, mas, especialmente, a saúde pública, ainda tem muito a evoluir para satisfazer as necessidades básicas de atendimento às pessoas.

Esse é um dos motivos que levam milhares de pacientes a recorrerem ao atendimento exclusivo e personalizado fornecido por clínicas e franquias do setor da saúde. Mas, especialmente das franquias que, com um modelo de negócio mais enxuto, conseguem oferecer procedimentos a valores mais acessíveis que uma clínica particular, sem perder em nada na qualidade.

Foi pensando em oferecer um serviço diferenciado à população que surgiu a Stay Care.

Essa é uma franquia do setor da saúde para o enfermeiro empreendedor que tem experiência em:

  • Estomias;
  • Feridas; 
  • Pés; e
  • Incontinências.

A Stay Care é uma excelente oportunidade para o enfermeiro que deseja promover melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas sendo dono do seu próprio negócio.

Entre em contato e conheça os modelos de negócios:  StayCare Móvel e StayCare Clínica.

REFERÊNCIAS

ABF Associação Brasileira de Franchising. Com demanda aquecida, franquias de saúde se tornam boas opções de investimento. 17 abr. 2018. Disponível em: <https://www.portaldofranchising.com.br/franquias/franquias-de-saude/>. Acesso em: 5 de fev. 2021.

ABF Associação Brasileira de Franchising. Desempenho do Franchising Brasileiro – 3º Trimestre 2020. 18 nov. 2020. Disponível em: <https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/>. Acesso em: 6 de fev. 2021.

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução Cofen Nº 568/2018 – Alterada Pela Resolução Cofen Nº 606/2019. 20 fev. 2018. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-0568-2018_60473.html>. Acesso em: 6 de fev. 2021.

IBQP – Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Empreendedorismo no Brasil | 2019. Relatório executivo. 2019. Disponível em: <https://ibqp.org.br/PDF%20GEM/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20Empreendedorismo%20no%20Brasil%202019.pdf>. Acesso em: 6 de fev. 2021.

Sebrae. Saiba como abrir a franquia certa para o seu perfil profissional. 2014. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/a-franquia-certa-para-o-seu-perfil-profissional,596039407feb3410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 6 de fev. 2021.

Sebrae. Você quer abrir um negócio e nunca pensou em franquias? Essa é para você! Porto Alegre, 12 set. 2017. Disponível em: <https://sebraers.com.br/franquias-cooperacao/voce-quer-abrir-um-negocio-e-nunca-pensou-em-franquias-essa-e-para-voce/>. Acesso em: 6 de fev. 2021.

UOL. 2020 tem recorde de abertura de empresas; MEIs crescem em 2,6 milhões. São Paulo, 2 de fev. 2021. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/02/02/2020-tem-recorde-de-abertura-de-empresas-meis-crescem-em-26-milhoes.htm>. Acesso em: 5 de fev. 2021.