Conheça os benefícios da LASERTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO

Conheça casos da eficiência da laserterapia no pós-operatório e descubra consultórios para realizar a técnica em segurança, com Enfermeiros especializados.

LASERTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO AJUDA NA REDUÇÃO DO PRAZO DE REABILITAÇÃO

O uso da laserterapia no pós-operatório, técnica também conhecida como terapia a laser, é um tratamento com ótimo desempenho na aceleração da cicatrização. A laserterapia também ajuda na prevenção de infecções cirúrgicas e a minimizar as dores e o desconforto causados pelo procedimento cirúrgico, resultando em redução do prazo de reabilitação e melhoria na qualidade de vida durante o pós-operatório – e mesmo depois deste período.

E não tenha dúvidas: o pós-operatório deve ser levado tão a sério quanto o pré-cirúrgico e a própria cirurgia. O período que sucede à operação demanda atenção, por isso, o uso dos cuidados corretos e o apoio de um profissional especializado fazem total diferença na recuperação do paciente. E, claro, essas ações também ajudam a tornar este momento mais tranquilo tanto para quem passou pela operação quanto para as pessoas de apoio. 

Para entender melhor todas as vantagens do uso do laser no pós-operatório, falaremos sobre:

O que é a laserterapia e seus benefícios;

Laserterapia no pós-operatório de quais procedimentos;

Quem pode passar pela terapia a laser no pós-operatório; 

Profissionais habilitados para aplicar o laser no pós-operatório; 

Onde fazer laserterapia no pós-operatório.

O QUE É A LASERTERAPIA E SEUS BENEFÍCIOS

O laser terapêutico é o nome dado ao laser de baixa intensidade e, popularmente, é chamado de raio laser. De modo geral, o laser terapêutico emite um raio de luz, daí seu nome popular, que é direcionado a pontos específicos do corpo. 

O laser terapêutico tem propriedades analgésicas, que ajudam na diminuição da dor, e anti-inflamatórias, além de promover uma ação biomoduladora, que se caracteriza pela reparação do tecido epitelial (pele) devido ao aumento de circulação sanguínea local, multiplicação celular e síntese de colágeno – proteína presente na pele, tendão, cartilagem e ossos. Até por isso, seus benefícios são aproveitados em diversas áreas da saúde, como oftalmológica, fisioterapêutica e estética. 

Desde a década de 1970, profissionais do setor da saúde e pesquisadores vêm estudando e relatando os efeitos positivos do uso desta terapia na cicatrização das feridas.

Benefícios da laserterapia no pós-operatório

O uso precoce do laser terapêutico no pós-operatório tem resultados satisfatórios já nas primeiras aplicações. Assim, os principais efeitos desejados com o uso da terapia a laser neste período são:

  • aumento na velocidade da cicatrização;
  • impedimento ou minimização de queloides, que são aquelas cicatrizes salientes; e 
  • diminuição da dor. 

queloideQueloide: aplicação da terapia a laser evita ou reduz sua formação.

A laserterapia no pós-operatório é uma técnica não invasiva, eficaz, segura e sem efeitos colaterais, mas deve ser realizada apenas por especialistas. Falaremos mais sobre isso no decorrer deste artigo.

LASERTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE QUAIS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Temos sido procurados para realizar a aplicação da terapia a laser no pós-operatório de inúmeros procedimentos cirúrgicos, de baixa ou alta complexidade. Destacamos alguns, lembrando que o uso desta técnica não se limita aos procedimentos citados abaixo:

  • abdominoplastia;
  • dermolipectomia;
  • mamoplastia;
  • laparoscopia;
  • cirurgias de grande porte, para a redução da deiscência (abertura espontânea da incisão cirúrgica).

Outro ponto que julgamos essencial destacar: a laserterapia também é efetiva no tratamento de úlceras por pressão, popularmente conhecidas como escaras. Estas feridas são aquelas que se formam em algumas partes do corpo das pessoas em condições de imobilidade no pós-operatório. 

Nós recomendamos que, antes da cirurgia, você converse com o especialista sobre o desejo de realizar a terapia a laser no pós-operatório. Assim, você já consegue programar o seu tratamento, ou do paciente que você acompanha, em um prazo seguro, garantindo bem-estar desde o princípio, bem como, os melhores resultados na reabilitação. 

A aplicação do laser terapêutico pode ter início com pessoa ainda em internação hospitalar ou, depois da alta, em uma clínica ou consultório especializado, ou no home care, que é a assistência prestada por um Enfermeiro diretamente na casa do paciente. 

QUEM PODE PASSAR PELA TERAPIA A LASER NO PÓS-OPERATÓRIO

A melhora significativa na reabilitação funcional do paciente, promovida pela terapia a laser aplicada no pós-operatório, é um benefício que pode ser aproveitado por pessoas de todas as idades.

Não há estudos que contraindiquem a laserterapia no pós-operatório por conta da idade ou gênero do paciente. E, na verdade, graças às suas propriedades regeneradoras, é uma técnica bastante indicada para a reabilitação de pessoas idosas, que enfrentam uma cicatrização mais lenta da derme.

Mas, existem algumas contraindicações do uso de laser de baixa intensidade de forma geral, não só no pós-operatório, como em: gestantes, pessoas que sofrem de epilepsia, sobre feridas oncológicas, área de marcapasso cardíaco, sobre a retina, sobre tumores malignos ou benignos e algumas outras condições. Por essa razão, reforçamos a importância de conversar com o especialista sobre a possibilidade da reabilitação pós-cirúrgica com laser.

O tratamento com laser não é doloroso quando aplicado na dose correta, individualizada pelo fotótipo da pele e condições do local de aplicação. 

PROFISSIONAIS HABILITADOS PARA APLICAR O LASER NO PÓS-OPERATÓRIO

Ainda que seja um procedimento com significativa aplicação no meio médico e em diversos segmentos, existe uma escassez de profissionais especializados em terapia a laser no pós-operatório. Esse é um alerta para você que busca essa terapia para si ou outro paciente que você acompanha, afinal, os riscos de encontrar profissionais sem a competência para a realização da técnica torna-se ainda maior. É essencial procurar por clínicas ou consultórios de confiança para contratar o procedimento da laserterapia.

Para ajudar você, indicamos a seguir algumas das habilidades que os profissionais devem dominar para realizar o tratamento a laser no pós-operatório, com base em referência do próprio Cofen – Conselho Federal de Enfermagem: física, biofotônica, interação do laser com o tecido biológico, dosimetria (dose de radiação fornecida no sistema terapêutico), fisiologia e reabilitação. 

Enfermeiro indicados para realizar a laserterapia são os que adquirem estes conhecimentos técnico-científicos em: graduação em Enfermagem, pós-graduação em Enfermagem Dermatológica, Estomaterapia ou Podiatria, ou capacitações específicas.

Talvez você se pergunte, então, se o tratamento deve ser realizado apenas em hospitais e a resposta é não! Os consultórios e clínicas de enfermagem são atividades previstas e autorizadas no Brasil, portanto, você pode receber atendimento em local especializado ou domiciliar prestado por um Enfermeiro!

No entanto, lembre-se de verificar se o profissional e o local escolhido para o procedimento apresentam o registro na categoria Enfermeiro, no Conselho Regional de Enfermagem da região em que estão localizados, bem como, o Certificado de Capacitação em Laserterapia de Baixa Intensidade. Esses são meios de garantir que seu tratamento pós-operatório com laser esteja sendo realizado por um Enfermeiro de confiança. 

ONDE FAZER LASERTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO

Convidamos você a conhecer a Stay Care, uma rede de franquias do setor da saúde focada em prevenção, educação para o autocuidado e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, utilizando as melhores técnicas e modernos equipamentos.

Nossos diferenciais são:

  • você se consulta apenas com Enfermeiros especializados;
  • oferecemos maior acessibilidade;
  • realizamos apenas consulta com horário marcado;
  • o atendimento é personalizado; e
  • contato com a equipe da saúde que participa do tratamento.

Conheça nossa empresa e encontre a unidade Stay Care mais perto de você! Além de ter à sua disposição um serviço de enfermagem especializado, os profissionais responsáveis pelas unidades possuem um perfil definido com criteriosidade e têm experiência no tratamento de pacientes com feridas agudas e crônicas, alterações e/ou lesões nos pés e unhas, estomias e incontinências anal e urinária. 

REFERÊNCIAS

Bagnato, Vanderlei S. Os Fundamentos da Luz Laser. Disponível em: <http://www.cepa.if.usp.br/e-fisica/apoio/textos/a02.pdf>. Acesso em 2 de mar. 2021. 

Braun, Marcos. Laser na cicatrização após cirurgias. Revista Saúde. Disponível em: <http://rsaude.com.br/florianopolis/materia/laser-na-cicatrizacao-apos-cirurgias/20590>. Acesso em 28 fev. 2021.

Chung, Hoon et al. The Nuts and Bolts of Low-level Laser (Light) Therapy. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3288797/>. Acesso em 2 de mar. 2021. 

Dias, Elinanci Lima; Souza, Flaviano Gonçalves Lopes de. Utilização do laserterapia no pós-operatório de abdominoplastia. Disponível em: <https://www.portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/234/25-UtilizaYYo_do_Laseterapia_no_PYs_-_OperatYrio_de_Abdominoplastia.pdf>. Acesso em 25 fev. 2021.

Ferreira, Aline Gomes Afonso. Aplicação do laser de baixa intensidade no processo de cicatrização de ferida cirúrgica: padronização dos parâmetros dosimétricos. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AC3LL8/1/vers_o_final_disserta__o_aline_gomes_afonso_ferreira__1_.pdf>. Acesso em 24 fev. 2021.  

Gomes, Cristiane Faccio; Schapochnik, Adriana. O uso terapêutico do laser de baixa intensidade (LBI) em algumas patologias e sua relação com a atuação na Fonoaudiologia. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/29636>. Acesso em 27 de fev. 2021. 

Lins, Ruthinéia Diógenes Alves Uchôa et al. Efeitos bioestimulantes do laser de baixa potência no processo de reparo. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/abd/v85n6/v85n6a11.pdf>. Acesso em 24 de fev. 2021.

Marinho, Waydja Lânia Virgínia de Araújo. Avaliação do efeito biomodulador do laser de baixa intensidade de 3J e 6J sobre as propriedades biomecânicas do tendão do calcâneo de ratos diabéticos. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27910/1/TESE%20Wadja%20L%c3%a2nia%20Virg%c3%adnia%20de%20Ara%c3%bajo%20Marinho.pdf>. Acesso em 27 de fev. 2021.
Navas, Daniel. Entenda por que a pele dos idosos demora mais para cicatrizar. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/13/saiba-por-que-a-pele-dos-idosos-demora-mais-para-cicatrizar.htm>. Acesso em 27 fev. 2021.