Stay Care

A Stay Care tem como finalidade prestar cuidados especializados a pessoas com feridas agudas e crônicas, fistulas, catéteres, drenos, estomias (gastrostomias, colostomias, derivações urinárias/urostomias, entre outros), alterações e/ou lesões nos pés e unhas e incontinência urinária e anal utilizando a melhores tecnologias e modernos equipamentos.

Diferenciais

  • Para profissionais da equipe de saúde, operadoras e planos de saúde, empresas de home care e associações de assistência:
    • Protocolos baseados em evidências, consensos e diretrizes nacionais e internacionais;
    • Emissão de relatórios que possibilitam o acompanhamento da evolução do tratamento;
    • Realização de consulta e orientações para sequência do tratamento pela equipe do home care, casas de longa permanência, entre outros.
  • Para o cliente e seus familiares:
    • Profissionais especializados;
    • Acessibilidade;
    • Consulta com horário marcado;
    • Atendimento personalizado;
    • Documentação de todos os procedimentos;
    • Contato com a equipe da saúde que participa do tratamento.

 

missao_

Conheça a Stay care através do Informativo abaixo:
(para ver em tela cheia, basta clicar no arquivo)
Clique aqui para fazer download do informativo.

 

Estomias
Um “estoma”, é uma palavra que vem do grego, que significa ” abertura”, ou ” boca”. Esse termo é utilizado para designar uma abertura feita pelo cirurgião para comunicar órgãos ocos como a traqueia, o esófago, o estômago, o intestino, a bexiga etc., com o exterior.

Para preservar a qualidade de vida e prevenir complicações as orientações e medidas pré e pós-operatórias são de extrema importância:

  1. Demarcação pré-operatória do local onde será construído o estoma – nas estomias intestinais e urinárias, para preservar a qualidade de vida, é importante que o estoma esteja bem localizado para facilitar o autocuidado, a utilização dos equipamentos coletores e as vestimentas.
  2. Escolha dos equipamentos coletores
  3. Capacitação para o autocuidado
  4. Irrigação

Feridas
Atualmente, o tratamento das lesões de pele não se restringe a apenas a uma simples traoca de curativos. Diariamente, diversas pesquisas resultam em novas tecnologias para o tratamento tópico de feridas e prevenção de lesões.

Cabe ao profissional especializado avaliar e, dentre as diversas opções, indicar a mais adequada, levando em consideração o tipo de ferida, fatores associados, tecido presente, custo benefício, entre outros.

A avaliação do grau de risco de sofrer lesões nos pés permite a implementação de medidas que visam reduzir o atrito e a pressão através de cuidados locais, uso de palmilhas e calçados, cuidados e correção de deformidades nas unhas.

Incontinências
A perda involuntária de urina e fezes é uma situação extremamente desagradável e constrangedora, podendo acometer mulheres ou homens em diferentes fases da vida ou como complicação pós procedimentos de saúde.

Essa condição pode ocasionar a queda da auto estima, depressão, isolamento social e familiar, entre outros. As pessoas geralmente não procuram assistência profissional por desconhecerem as possibilidades de tratamento que consiste desde avaliação e terapias de fortalecimento do soalho pélvico.

Tecnologia
Atualmente, o tratamento das lesões de pele não se restringe a apenas a uma simples troca de curativos. Diariamente, diversas pesquisas resultam em novas tecnologias para o tratamento tópico de feridas e prevenção de lesões.  Cabe ao profissional especializado avaliar e, dentre as diversas opções, indicar a mais adequada, levando em consideração o tipo de ferida, fatores associados, tecido presente, custo benefício, entre outros.

A avaliação do grau de risco de sofrer lesões nos pés permite a implementação de medidas que visam reduzir o atrito e a pressão através de cuidados locais, uso de palmilhas e calçados, cuidados e correção de deformidades nas unhas.

Equipamentos
Laser de baixa intensidade – coadjuvante ao tratamento de feridas e onicomicoses (micoses nas unhas)
Plantígrafo com tela de Harris – avaliação da pressão plantar.
Instrumentos para avaliação de risco de desenvolvimento de úlceras em pés de pessoas com diabetes, hanseníase e idosos.

Especialidades:

  • Estomaterapia

A estomaterapia é uma especialização do enfermeiro, em nível de pós graduação latu sensu, destinada à prevenção e ao tratamento de feridas agudas e crônicas e, à reabilitação de pessoas com estomias e incontinências urinária e anal.

Os enfermeiros estomaterapeutas organizam-se através da SOBEST – Sociedade Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências, reconhecida e com representação na WCET – World Council of Esterostomal Therapists e responsável pela atualização e desenvolvimento científico dos seus membros.

  • Podiatria

A podiatria tem como o foco a prevenção e o tratamento das lesões superficiais dos pés e das unhas.

  • Dermatologia

A enfermagem dermatológica tem por pressuposto a promoção, prevenção e cuidados da saúde da pele e incapacidades funcionais, para a busca do bem estar, do resgate a auto imagem e auto estima, diminuição do estigma ocasionado pelas afecções dermatológicas, bem como a orientação para a pessoa, familiares e coletividade, visando a reinserção social e a melhor atenção ao tratamento.

 

CONHEÇA A EQUIPE STAY CARE DE PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS>