A Stay Care tem como finalidade prestar cuidados especializados a pessoas com feridas agudas e crônicas, fistulas, catéteres, drenos, estomias (gastrostomias, colostomias, derivações urinárias/urostomias, entre outros), alterações e/ou lesões nos pés e unhas e incontinência urinária e anal utilizando a melhores tecnologias e modernos equipamentos.
Diferenciais
- Para profissionais da equipe de saúde, operadoras e planos de saúde, empresas de home care e associações de assistência:
- Protocolos baseados em evidências, consensos e diretrizes nacionais e internacionais;
- Emissão de relatórios que possibilitam o acompanhamento da evolução do tratamento;
- Realização de consulta e orientações para sequência do tratamento pela equipe do home care, casas de longa permanência, entre outros.
- Para o cliente e seus familiares:
- Profissionais especializados;
- Acessibilidade;
- Consulta com horário marcado;
- Atendimento personalizado;
- Documentação de todos os procedimentos;
- Contato com a equipe da saúde que participa do tratamento.
Conheça a Stay care através do Informativo abaixo:
(para ver em tela cheia, basta clicar no arquivo)
Clique aqui para fazer download do informativo.
Estomias
Um “estoma”, é uma palavra que vem do grego, que significa ” abertura”, ou ” boca”. Esse termo é utilizado para designar uma abertura feita pelo cirurgião para comunicar órgãos ocos como a traqueia, o esófago, o estômago, o intestino, a bexiga etc., com o exterior.
Para preservar a qualidade de vida e prevenir complicações as orientações e medidas pré e pós-operatórias são de extrema importância:
- Demarcação pré-operatória do local onde será construído o estoma – nas estomias intestinais e urinárias, para preservar a qualidade de vida, é importante que o estoma esteja bem localizado para facilitar o autocuidado, a utilização dos equipamentos coletores e as vestimentas.
- Escolha dos equipamentos coletores
- Capacitação para o autocuidado
- Irrigação
Feridas
Atualmente, o tratamento das lesões de pele não se restringe a apenas a uma simples traoca de curativos. Diariamente, diversas pesquisas resultam em novas tecnologias para o tratamento tópico de feridas e prevenção de lesões.
Cabe ao profissional especializado avaliar e, dentre as diversas opções, indicar a mais adequada, levando em consideração o tipo de ferida, fatores associados, tecido presente, custo benefício, entre outros.
A avaliação do grau de risco de sofrer lesões nos pés permite a implementação de medidas que visam reduzir o atrito e a pressão através de cuidados locais, uso de palmilhas e calçados, cuidados e correção de deformidades nas unhas.
Incontinências
A perda involuntária de urina e fezes é uma situação extremamente desagradável e constrangedora, podendo acometer mulheres ou homens em diferentes fases da vida ou como complicação pós procedimentos de saúde.
Essa condição pode ocasionar a queda da auto estima, depressão, isolamento social e familiar, entre outros. As pessoas geralmente não procuram assistência profissional por desconhecerem as possibilidades de tratamento que consiste desde avaliação e terapias de fortalecimento do soalho pélvico.
Tecnologia
Atualmente, o tratamento das lesões de pele não se restringe a apenas a uma simples troca de curativos. Diariamente, diversas pesquisas resultam em novas tecnologias para o tratamento tópico de feridas e prevenção de lesões. Cabe ao profissional especializado avaliar e, dentre as diversas opções, indicar a mais adequada, levando em consideração o tipo de ferida, fatores associados, tecido presente, custo benefício, entre outros.
A avaliação do grau de risco de sofrer lesões nos pés permite a implementação de medidas que visam reduzir o atrito e a pressão através de cuidados locais, uso de palmilhas e calçados, cuidados e correção de deformidades nas unhas.
Equipamentos
Laser de baixa intensidade – coadjuvante ao tratamento de feridas e onicomicoses (micoses nas unhas)
Plantígrafo com tela de Harris – avaliação da pressão plantar.
Instrumentos para avaliação de risco de desenvolvimento de úlceras em pés de pessoas com diabetes, hanseníase e idosos.
Especialidades:
- Estomaterapia
A estomaterapia é uma especialização do enfermeiro, em nível de pós graduação latu sensu, destinada à prevenção e ao tratamento de feridas agudas e crônicas e, à reabilitação de pessoas com estomias e incontinências urinária e anal.
Os enfermeiros estomaterapeutas organizam-se através da SOBEST – Sociedade Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências, reconhecida e com representação na WCET – World Council of Esterostomal Therapists e responsável pela atualização e desenvolvimento científico dos seus membros.
- Podiatria
A podiatria tem como o foco a prevenção e o tratamento das lesões superficiais dos pés e das unhas.
- Dermatologia
A enfermagem dermatológica tem por pressuposto a promoção, prevenção e cuidados da saúde da pele e incapacidades funcionais, para a busca do bem estar, do resgate a auto imagem e auto estima, diminuição do estigma ocasionado pelas afecções dermatológicas, bem como a orientação para a pessoa, familiares e coletividade, visando a reinserção social e a melhor atenção ao tratamento.