A Stay Care

A Stay Care tem como finalidade prestar cuidados especializados a pessoas com feridas agudas e crônicas, fistulas, catéteres, drenos, estomias (gastrostomias, colostomias, derivações urinárias/urostomias, entre outros), alterações e/ou lesões nos pés e unhas e  incontinência urinária e anal  utilizando a melhores tecnologias e modernos equipamentos.

Diferenciais

  • Profissionais especializados: o avanço científico e tecnológico exigem profissionais atualizados
  • Acessibilidade
  • Consulta com horário marcado
  • Atendimento personalizado
  • Documentação de todos os procedimentos

Estomias
Um “estoma”, é uma palavra que vem do grego, que significa ” abertura”, ou ” boca”.
Esse termo é utilizado para designar uma abertura feita pelo cirurgião para comunicar órgãos ocos como a traqueia, o esófago, o estômago, o intestino, a bexiga etc., com o exterior.
Para preservar a qualidade de vida e prevenir complicações as orientações e medidas pré e pós-operatórias são de extrema importância:

  1. Demarcação pré-operatória do local onde será construído o estoma – nas estomias intestinais e urinárias, para preservar a qualidade de vida, é importante que o estoma esteja bem localizado para facilitar o autocuidado, a utilização dos equipamentos coletores e as vestimentas.
  2. Escolha dos equipamentos coletores
  3. Capacitação para o autocuidado
  4. Irrigação

Feridas
Atualmente, o tratamento das lesões de pele não se restringe a apenas a uma simples traoca de curativos. Diariamente, diversas pesquisas resultam em novas tecnologias para o tratamento tópico de feridas e prevenção de lesões.  Cabe ao profissional especializado avaliar e, dentre as diversas opções, indicar a mais adequada, levando em consideração o tipo de ferida, fatores associados, tecido presente, custo benefício, entre outros.
A avaliação do grau de risco de sofrer lesões nos pés permite a implementação de medidas que visam reduzir o atrito e a pressão através de cuidados locais, uso de palmilhas e calçados, cuidados e correção de deformidades nas unhas.

Incontinências
A perda involuntária de urina e fezes é uma situação extremamente desagradável e constrangedora, podendo acometer mulheres ou homens em diferentes fases da vida ou como complicação pós procedimentos de saúde.  Essa condição pode ocasionar a queda da auto estima, depressão, isolamento social e familiar, entre outros. As pessoas geralmente não procuram assistência profissional por desconhecerem as possibilidades de tratamento que consiste desde avaliação e terapias de fortalecimento do soalho pélvico.

Tecnologia
Atualmente, o tratamento das lesões de pele não se restringe a apenas a uma simples troca de curativos. Diariamente, diversas pesquisas resultam em novas tecnologias para o tratamento tópico de feridas e prevenção de lesões.  Cabe ao profissional especializado avaliar e, dentre as diversas opções, indicar a mais adequada, levando em consideração o tipo de ferida, fatores associados, tecido presente, custo benefício, entre outros.

A avaliação do grau de risco de sofrer lesões nos pés permite a implementação de medidas que visam reduzir o atrito e a pressão através de cuidados locais, uso de palmilhas e calçados, cuidados e correção de deformidades nas unhas.

Equipamentos
Laser de baixa intensidade – coadjuvante ao tratamento de feridas e onicomicoses (micoses nas unhas)
Plantígrafo com tela de Harris – avaliação da pressão plantar.
Instrumentos para avaliação de risco de desenvolvimento de úlceras em pés de pessoas com diabetes, hanseníase e idosos.

 

 

ESPECIALIDADES:

  • Estomaterapia

A estomaterapia é uma especialização do enfermeiro, em nível de pós graduação latu sensu, destinada à prevenção e ao tratamento de feridas agudas e crônicas e, à reabilitação de pessoas com estomias e incontinências urinária e anal.

Os enfermeiros estomaterapeutas organizam-se através da SOBEST – Sociedade Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências, reconhecida e com representação na WCET – World Council of Esterostomal Therapists e responsável pela atualização e desenvolvimento científico dos seus membros.

  • Podiatria

A podiatria tem como o foco a prevenção e o tratamento das lesões superficiais dos pés e das unhas.

  • Dermatologia

A enfermagem dermatológica tem por pressuposto a promoção, prevenção e cuidados da saúde da pele e incapacidades funcionais, para a busca do bem estar, do resgate a auto imagem e auto estima, diminuição do estigma ocasionado pelas afecções dermatológicas, bem como a orientação para a pessoa, familiares e coletividade, visando a reinserção social e a melhor atenção ao tratamento.

 

EQUIPE STAY CARE DE PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS

mariaMaria Lucoveis

Enfermeira Estomaterapeuta pela UNITAU, mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP, capacitada em Podiatria Clínica, educadora em Diabetes, fisioterapeuta especialista em podoposturologia. Atuou como enfermeira assistencial em Pronto Socorro, UTI e no Serviço de Podiatria Clínica do AME – Especialidades do Estado de São Paulo. Atualmente é docente de Cursos de pós-graduação em Estomaterapia e sócia proprietária da Stay Care São Paulo. Possui ampla experiência na abordagem do pé diabético e tratamento de lesões crônicas.

marioMário Moreira Vaz Junior

Enfermeiro Estomaterapeuta pela UNITAU, pós-graduado em Podiatria Clinica pela UNIFESP. Atuou com supervisor de Rede Assistencial de Saúde e coordenação de Pronto Socorro. Enfermeiro Podiatra no AME – Especialidades do Estado de São Paulo. Possui ampla experiência na abordagem do pé neuropático, tratamento de feridas complexas e estomias. Sócio proprietário e Responsável Técnico da Stay Care São Paulo, pelo COREN SP.

moniqueMonique Martins

Enfermeira Estomaterapeuta pela UNICAMP, pós-graduada em Enfermagem Clínica e Cirúrgica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Israelita Albert Einstein, capacitada em Podiatria Clínica pelo Centro de Aprimoramento Profissional Stay Care. Atuou como enfermeira de reabilitação e como presidente da Comissão de Feridas do Centro de Reabilitação Lucy Montoro. Atualmente é sócia proprietária e Responsável Técnico, pelo Coren SP, da Stay Care Sorocaba. Possui ampla experiência no tratamento de pessoas com feridas, estomias e incontinências.

marianaMariana Bracher Pasquini

Enfermeira Estomaterapeuta pela UNICAMP, capacitada em Podiatria Clínica pelo Centro de Aprimoramento Profissional Stay Care, mestranda em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos – UNG, sócia proprietária da Stay Care Sorocaba. Atuou como enfermeira assistencial, pesquisa clínica, estudos em diabetes, hipertensão, doença renal crônica e obesidade e como consultora clínica em tratamento de feridas agudas e complexas em empresas multinacionais. Possui ampla experiência na abordagem do pé diabético, tratamento de feridas complexas e estomias.

carla_3Carla Barbosa Rodrigues Vercesi

Graduada em Fisioterapia pela USP/RP, especialista em acupuntura pelo Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos- IPES, capacitação em podoposturologia pelo CAF-Cursos e pela Escola Brasileira de Podoposturologia – EBP e em Termografia pelo Instituto Brasileiro de Termografia Médica – IBTM. Atuou no Programa de Prevenção de Complicações Relacionados ao Pé Diabético – UNIMED Americana/ Santa Bárbara D’Oeste. Atualmente é diretora do Centro de Podoposturologia da Stay Care. Ampla experiência em manejo de dores crônicas e avaliação postural e prescrição de palmilhas proprioceptivas.

suelySuely Rodrigues Thuler

Enfermeira Estomaterapeuta pela UNITAU, pós-graduada em Podiatria Clínica pela UNIFESP, mestre em Educação nas Profissōes da Saúde, capacitação em Termologia pelo Instituto Brasileiro de Termologia Médica -IBTM e em Ozonioterapia pela Associação Brasileira de Ozonioterapia – ABOZ. Atualmente é Responsável Técnico da Stay Care Americana, pelo COREN SP, diretora da Stay Care Franquia e docente de Cursos de Pós-Graduação em Estomaterapia. Possui ampla experiência na abordagem do pé diabético, tratamento de lesões complexas e estomias, docente de Cursos de Pós-Graduação em Estomaterapia, Cursos de Laserterapia – fotobiomodulação e fotodinâmica, Podiatria e em Prevenção Tratamento de Complicações nos Pés de Pessoas com Diabetes.

mariana_mMariana de Jesus Meszaros

Enfermeira Estomaterapeuta pela UNICAMP, especialista em Acessos Vasculares e Terapia Infusional pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Israelita Albert Einstein, capacitada em Podiatria Clínica pelo Centro de Aprimoramento Profissional Stay Care, qualificação em fotobiomodulação aplicada a feridas  e à podiatria, membro do Núcleo de Estomaterapia da UNICAMP, sócia proprietária e Responsável Técnica, pelo Coren SP, da Stay Care Campinas. Possui ampla experiência na abordagem do pé diabético, tratamento de feridas complexas e estomias.

Tatiane Garcia Silva

Enfermeira pós graduada em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional Uninter, pós graduanda em Estomaterapia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-FAMERP, capacita em Podiatria Clínica pelo Centro de Aprimoramento Profissional Stay Care Cursos, curso de Atualização em Feridas e Curativos pelo Albert Einstein Instituito Israelita de Ensino e Pesquisa. Atuou como enfermeira assistencial em Clínica Cirúrgica. Atualmente é proprietária da Stay Care de Botucatu e atua como Enfermeira Supervisora de Clínica Médica e como Presidente da Comissão de Curativos e Cuidados com a Pele no Hospital Unimed.

Rose Marí Grando

Enfermeira Estomaterapeuta pela Faculdade de Medicina do ABC, pós-graduada em UTI pela UniABC e em Administração Hospitalar pelo CESC (Centro São Camilo). Capacitada em Podiatria Clinica pelo Centro de Aprimoramento Profissional Stay Care e em Biofotonica no Tratamento de Lesões, pela Zion Saúde. Atuou  como enfermeira assistencial,  encarregada de UI e da EMTN. Co-criadora do grupo de estudos e cuidados avançados em pele e estomas. Possui ampla experiência em prevenção e tratamento de lesões de pele, feridas complexas, cuidados com estomas, sondas e cateteres. Proprietária e Responsável Técnica pelo Coren-SP da Stay Care Santo André.

eliana_manausEliana Marques Gomes da Silva

Graduação em Enfermagem pela Uninilton Lins. Mestre em Ensino e Ciências da Saúde pela UNIFESP . Especialista em Estomaterapia pela EEUSP, Especialista em Saúde em Estética pela Nepuga – SP. Docente ,pesquisadora da Universidade do Estado do Amazonas . Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Estomaterapia da UEA . Coordenadora do curso de especialização em Enfermagem em Podiatria Clínica da UEA .