Fasciíte ou Fascite Plantar

A fasciíte ou fascite plantar é uma das condições mais comuns que afetam os pés, sendo causa frequente de dor no calcanhar e pé. Estima-se que 4% da população mundial apresentem sintomas relacionados à fasciíte, podendo chegar a 7% em idosos. Entretanto os atletas são os que mais sofrem: até 22% podem apresentar sintomas relacionados à patologia.

pes_dor_palmilhaO fator de risco mais estabelecido é o aumento do peso. Posicionamentos alterados em pés e joelhos (especialmente em varo) também são causas importantes, além de calçados inadequados e sobrecarga.

Os sinais clínicos decorrentes desta doença são: dor localizada na região do calcâneo ou ao longo de toda a planta do pé, principalmente aos primeiros passos do dia e após longos períodos sem apoiar os pés no chão. Caminhadas prolongadas e longos períodos em pé também podem ser desconfortáveis para estes pacientes.

O tratamento geralmente é conservador e inclui uso de anti-inflamatórios e fisioterapia, além do uso de palmilhas. Há evidências científicas que as palmilhas diminuem o pico de pressão plantar no calcanhar, além de reduzir a tensão da fáscia plantar.

Uma revisão sistemática publicada em 2018 no British Jornal of Sports Medicine demonstrou que as palmilhas são capazes de promover diminuição da dor, principalmente em médio prazo

Outro estudo conduzido por Landorf et al envolveu 136 pacientes em um ensaio clínico randomizado, comparou o efeito de órteses pré-fabricadas e órteses personalizadas. O grupo que recebeu as órteses personalizadas apresentou melhora a curto prazo da dor e função. A revisão sistemática realizada por Hawke et al. Também evidencia que as órteses customizadas apresentam melhores resultados na questão função.

Desta maneira podemos concluir que o uso de palmilhas no tratamento da fasciíte plantar traz benefícios na redução da dor e no aumento da função. O uso de palmilhas personalizadas – prescritas após rigorosa avaliação por profissional habilitado mostra-se superior ao uso de palmilhas compradas prontas, possivelmente porque leva em consideração não a doença em si, mas todas as repercussões no posicionamento do pé e corporal que a fasciíte pode ocasionar.

Carla Barbosa Rodrigues da Silva
Fisioterapeuta pela USP/RP
Especialista em Acupuntura
Capacitação em Podoposturologia
Capacitação em Termografia Médica
Diretora do Centro de Podoposturologia da Stay Care

REFERÊNCIAS:

Hawke, F; Burns, J; Radford, JA; du Toit ,V. Custom-made foot orthoses for the treatment of foot pain. Cochrane Database Syst Rev. 2008;(3):CD006801
Landorf, KB; Keenan, AM; Herbert, RD.  Effectiveness of foot orthoses to treat plantar fasciitis: a randomized trial. Arch Intern Med. 2006;166(12):1305-10.
Pontin, JCB; Costa, TR; Chamlian, TR. Tratamento fisioterapêutico na fasciíte plantar. Acta Fisiatr, 2014; 21(3):147-151.
Whittaker, GA; Munteanu, SE; Menz, HB; Tan, JM; Rabusin, CL; Landorf, KB. Foot Ortheses for plantar heel pain: a systematic review and meta-analysis. BR J Sports Med, 2018; 52:322-328.