O que são Prebióticos e Probióticos?

A constipação intestinal, ou prissão de ventre, é um problema que atinge grande parte da população mundial, principalmete as mulheres. Visando auxiliar na solução desse problema muitos alimentos estão sendo enrriquecidos com os chamados pre e probióticos, mas nem todos conhecem a verdadeira função dessas substancias no organismo, portanto vamos conhecê-las!

Probióticos
Os chamados probióticos são microorganismos vivos da nossa flora intestinal normal, ou seja, são as bacterias presentes normalmente no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bacterias que possam nos fazer mal. Os objetivos dos alimentos enriquecidos com probióticos são auxiliar na proliferação dessas bacterias para regular o trânsito intestinal e nos proteger de possíveis infecções.
Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.

Prebióticos
Os prebióticos são fibras não digerríveis, mas que fermentam em nossos intestino e estimulam o crescimento das bacterias probióticas.
Alem de melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções, os prebióticos também podem diminuir a absorvição de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentar a aborvição de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

As fibras prebióticas mais comuns são:

  • a inulina, encontrada no almeirão, chicória, trigo, cebola, alho e alho poró;
  • a pectina, encontrada em frutas cítricas, maças, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha;
  • e os chamados Frutooligossácarideos (FOS). Estes só podem ser encontrados em quantidades significativas se manipulados.

Simbióticos
O termo simbiótico é dado a produtos que associam os prebóticos com os probióticos afim de intensificar os efeitos dos dois componentes.

Lembre-se
Os pre e probióticos também podem ser utilizados em casos de diarréia e em tratamentos com antibióticos para manter o intestino do individuo saudavel.
O uso dessas substâncias devem sempre estar associadas a uma alimentação saudável. Para a saúde do intestino devemos consumir uma dieta rica em fibras, portanto sempre como muitas frutas, verduras, grãos integrais, aveias, etc.
Exercícios físicos regulares auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Consute regurlamente um nutricionista!

Colaboração: Ana Lúcia Roncato Simões – Nutricionista Funcional – CRN 4786
Fonte: A nutricionista.com