Esporão de Calcâneo

Em nossa última matéria, conhecemos um pouco sobre a Fasciíte plantar, causa muito comum de dores nos pés. A Fasciíte, quando mal cuidada, pode evoluir para o Esporão de Calcâneo – uma lesão definitiva e de tratamento mais complexo.

O calcâneo é o maior osso da articulação do tornozelo, sendo responsável por absorver a maior parte da pressão/impacto durante a marcha. Em indivíduos com alteração da pisada, pode ocorrer uma sobrecarga nesse local levando a uma calcificação (calosidade), que pode dar início a um processo inflamatório local.

esporao

Além da pisada são causas comuns de Esporão o sobrepeso, encurtamentos musculares e atividade física executada incorretamente. O tratamento inclui medicamentos, fisioterapia e uso de palmilhas. Em caso de atletas é preciso avaliar a fundo a biomecânica durante a execução do esporte.

PALMILHAS POSTURAIS

A Podoposturologia é eficiente no tratamento do Esporão de calcâneo pois visa a correção da pisada – a causa mais significativa do problema. Após avaliação criteriosa, o profissional pode optar pelo uso palmilha de alívio em curto prazo, seguida da palmilha de correção postural, para que o problema não volte a acontecer. Diversos estudos comprovam que órteses pré-fabricadas e personalizadas são úteis para distribuir a pressão uniformemente nas regiãos do pé.

PALMILHA POSTURAL X PALMILHA DE SILICONE

As palmilhas de silicone têm sido amplamente utilizadas para o alívio dos sintomas relacionados ao Esporão de calcâneo. São vendidas em farmácias e têm como função diminuir o impacto local. Configuram-se uma boa opção a curto prazo porém não são capazes de tratar a causa (má distribuição do peso).

Já as palmilhas posturais, através de peças podais colocadas sob a planta do pé, redistribuem de maneira adequada as sobrecargas, sendo mais eficientes não somente no tratamento do Esporão mas prevenindo o reaparecimento dos sintomas.

REFERÊNCIAS:

Chia JKK, Surech S, Kuah A, Ong JLJ, Phua JMT, Seah AL. Comparative Trial of the Foot Pressure Patterns between Corrective Orthotics, Formthotics, Bone Spur Pads and Flat Insoles in Patients with Chronic Plantar Fasciitis. Ann Acad Med Singapore 2009;38:869-75

Ferreira EI, Ávila CAV, Mastroeni MF. Uso da palmilha para redistribuir a pressão plantar,diminuir a dor musculoesquelética e reduzir as alterações posturais em adultos obeso. Fisioter Mov. 2015 Apr/June;28(2):213-21.

Hawke F, Burns J, Radford  JA, du Toit V. Custom-made foot orthoses for the treatment of foot pain. Cochrane Database Syst Rev. 2008;(3):CD006801