Guia de Bolso

GUIA DE BOLSO para prevenção de ulcerações nos membros inferiores emguia_de_bolso_pe_diabetico pessoas com Diabetes Mellitus.

DOWNLOAD

Diabetes Mellitus (DM) é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

Pessoas com diabetes estão sujeitas a complicações crônicas nos membros inferiores, como por exemplo, lesões e amputações decorrentes da falta de educação para o autocuidado, bem como da falta de cuidados adequados prestados por profissionais da saúde, ou ainda, pela inércia clínica que constitui a demora na tomada de decisão.

Infelizmente, a prática de prevenção das complicações ainda é o grande desafio no que tange a gestão do cuidado à pessoa com diabetes, em especial, os cuidados com os pés. Frente a este cenário, a prevenção das complicações torna-se primordial e nesse sentido este guia de bolso aborda os cinco pilares a serem aplicados para o gerenciamentodo cuidado dos pés das pessoas com diabetes.

Os cinco pilares são recomendados pelo Consenso Internacional do Pé Diabético, onde cada pilar recomenda ações a serem realizadas para prevenção de ulcerações e amputações.

 

ELABORAÇÃO
Maria do Livramento Saraiva Lucoveis
Mônica Antar Gamba
Maria Angela Boccara de Paula
COLABORADORES
Hermelinda Pedrosa
Luis Clemente Rolim
AGRADECIMENTOS
Beatriz Farias Alves Yamada
Cristina Dallemole Sartor
Isabel de Camargo Neves Sacco
Flávia Kolshriber
Geraldo Magela Salomé
Leila Blanes
Maria Alice Moreira Torres Santiago
Nilce BottoDompieri Rosangela Oliveira
Roseanne Montargil Rocha
Sandra Marina Gonçalves Bezerra
Suzel Regina Chavaglia
Suely Rodrigues Thuler