A Stay Care

A Stay Care tem como finalidade prestar cuidados especializados a pessoas com feridas agudas e crônicas, fistulas, catéteres, drenos, estomias (gastrostomias, colostomias, derivações urinárias/urostomias, entre outros), alterações e/ou lesões nos pés e unhas e  incontinência urinária e anal  utilizando a melhores tecnologias e modernos equipamentos.

Diferenciais

  • Profissionais especializados: o avanço científico e tecnológico exigem profissionais atualizados
  • Acessibilidade
  • Consulta com horário marcado
  • Atendimento personalizado
  • Documentação de todos os procedimentos

Estomias
Um “estoma”, é uma palavra que vem do grego, que significa ” abertura”, ou ” boca”.
Esse termo é utilizado para designar uma abertura feita pelo cirurgião para comunicar órgãos ocos como a traqueia, o esófago, o estômago, o intestino, a bexiga etc., com o exterior.
Para preservar a qualidade de vida e prevenir complicações as orientações e medidas pré e pós-operatórias são de extrema importância:

  1. Demarcação pré-operatória do local onde será construído o estoma – nas estomias intestinais e urinárias, para preservar a qualidade de vida, é importante que o estoma esteja bem localizado para facilitar o autocuidado, a utilização dos equipamentos coletores e as vestimentas.
  2. Escolha dos equipamentos coletores
  3. Capacitação para o autocuidado
  4. Irrigação

Feridas
Atualmente, o tratamento das lesões de pele não se restringe a apenas a uma simples traoca de curativos. Diariamente, diversas pesquisas resultam em novas tecnologias para o tratamento tópico de feridas e prevenção de lesões.  Cabe ao profissional especializado avaliar e, dentre as diversas opções, indicar a mais adequada, levando em consideração o tipo de ferida, fatores associados, tecido presente, custo benefício, entre outros.
A avaliação do grau de risco de sofrer lesões nos pés permite a implementação de medidas que visam reduzir o atrito e a pressão através de cuidados locais, uso de palmilhas e calçados, cuidados e correção de deformidades nas unhas.

Incontinências
A perda involuntária de urina e fezes é uma situação extremamente desagradável e constrangedora, podendo acometer mulheres ou homens em diferentes fases da vida ou como complicação pós procedimentos de saúde.  Essa condição pode ocasionar a queda da auto estima, depressão, isolamento social e familiar, entre outros. As pessoas geralmente não procuram assistência profissional por desconhecerem as possibilidades de tratamento que consiste desde avaliação e terapias de fortalecimento do soalho pélvico.

Tecnologia
Atualmente, o tratamento das lesões de pele não se restringe a apenas a uma simples troca de curativos. Diariamente, diversas pesquisas resultam em novas tecnologias para o tratamento tópico de feridas e prevenção de lesões.  Cabe ao profissional especializado avaliar e, dentre as diversas opções, indicar a mais adequada, levando em consideração o tipo de ferida, fatores associados, tecido presente, custo benefício, entre outros.

A avaliação do grau de risco de sofrer lesões nos pés permite a implementação de medidas que visam reduzir o atrito e a pressão através de cuidados locais, uso de palmilhas e calçados, cuidados e correção de deformidades nas unhas.

Equipamentos
Laser de baixa intensidade – coadjuvante ao tratamento de feridas e onicomicoses (micoses nas unhas)
Plantígrafo com tela de Harris – avaliação da pressão plantar.
Instrumentos para avaliação de risco de desenvolvimento de úlceras em pés de pessoas com diabetes, hanseníase e idosos.