Incontinência urinária tem cura através de exercícios!

Não deixe a incontinência urinária afastar você das pessoas. A disfunção é tratada com exercícios e dispensa a cirurgia em muitos casos. Entenda!

COMO TRATAR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA

A Incontinência Urinária (IU) nada mais é que a perda involuntária de urina. A disfunção que afeta mais as mulheres, especialmente a partir dos 40 anos, mas os homens também são propensos a desenvolvê-la.

 

Infelizmente, a IU ainda é um tabu. Muitas pessoas que sofrem com o problema evitam falar sobre o assunto com familiares e mesmo com profissionais da saúde, por se sentirem envergonhadas, ou por pensarem ser uma consequência normal do envelhecimento. 

 

Esta falta de conscientização e de informação por parte das pessoas acometidas por esta condição, e dos próprios profissionais de saúde que as assistem, fazem com que a busca por solução nem sempre seja priorizada.

 

Assim, aproveitando a chegada do Dia Mundial da Conscientização da Incontinência Urinária, que acontece em 14 de março, preparamos esse artigo com informações indispensáveis sobre essa disfunção e para reforçar dois importantes alertas: 

  1. não é um efeito natural da idade; e
  2. existe tratamento!

INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM ADULTOS É NORMAL?

Na infância, desenvolve-se a continência urinária, um sinal de evolução e de autonomia da criança. E, ao contrário do que se pensa, o envelhecimento não significa a perda desta função. Por isso, muita atenção: perder o controle sobre a eliminação da própria urina na vida adulta não é normal, nunca. 

A incontinência urinária é considerada um problema de saúde pública mundial, diante dos elevados índices de incidência e prevalência. Há uma estimativa de que, no Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas convivam com essa disfunção e, no mundo, esse número chega a 200 milhões de pessoas. Outro dado: entre 15 e 30% das pessoas acima de 60 anos apresentam algum grau de incontinência

A International Continence Society (ICS) é uma sociedade de urologistas, uro-ginecologistas, fisioterapeutas, enfermeiras, cientistas básicos e pesquisadores com foco em continência e distúrbios do assoalho pélvico, que lidera pesquisas e educação multidisciplinares sobre continência em escala mundial. 

Em um estudo de revisão de 2017, esta organização encontrou uma prevalência de 5% a 69% da população quando avaliado um tipo específico de incontinência, e de 25% a 45% da população quando avaliados todos os tipos juntos. Resultados semelhantes aos obtidos nos últimos 5 anos no Brasil.

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM ADULTOS

Ainda que seja um assunto geralmente considerado tabu, quando se trata de idosos e grávidas, a incontinência urinária parece ser aceita com normalidade. No entanto, além dessas, existem muitas outras causas predisponentes ao escape involuntário da urina, como: menopausa, genética, obesidade, polifarmácia, tabagismo, constipação, alimentos irritantes vesicais, doenças crônicas, infecções do trato urinário, cirurgias pélvicas, atividades físicas de alto impacto, trauma do assoalho pélvico, enfermidades neurológicas e déficit cognitivo e funcional.

Agora que você já conhece as causas, nós vamos explicar como isso ocorre no corpo: a bexiga é o órgão que armazena a urina e o assoalho pélvico é a rede de músculos que permite o seu funcionamento. Quando há alteração no padrão da bexiga ou do assoalho pélvico, pode surgir a incontinência urinária. 

Consequências da IU

Quando esta disfunção não é tratada, ela interfere na qualidade de vida, compromete o bem-estar físico, emocional, psicológico e social da pessoa acometida pela IU – e impacta mesmo na rotina de quem tem convívio próximo, como familiares e amigos. 

É comum sabermos de pessoas que se isolam socialmente, pois a perda do controle da urina em relação ao tempo e ao lugar apropriados pode parecer desleixo e falta de cuidado com o próprio corpo. 

Quem sofre dessa disfunção pode desenvolver problemas emocionais sérios, desde vergonha, constrangimento e tristeza até perda da autoestima, dificuldade de relacionamentos e depressão, além de se tornarem bastante preocupadas e ansiosas com a vida amorosa. 

Por esses motivos, disseminar as informações é tão importante. Assim, podemos evitar que uma disfunção, cujo tratamento existe, cause danos irreversíveis às pessoas.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE INCONTINÊNCIAS URINÁRIAS

A ICS classifica as incontinências urinárias em 8 tipos:

 

  • Incontinência urinária de esforço;
  • Incontinência urinária por urgência;
  • Incontinência urinária mista;
  • Incontinência urinária por retenção ou transbordamento;
  • Enurese noturna;
  • Incontinência urinária contínua;
  • Incontinência urinária insensível; e
  • Incontinência urinária durante o coito. 

Vamos aos detalhes:

 

  • Incontinência urinária de esforço

 

O escape de urina ocorre em situações de aumento da pressão intra-abdominal, tais como: tossir, espirrar, correr, rir, pegar peso, levantar-se da posição sentada e até mesmo andar. Normalmente é associada à disfunção do assoalho pélvico, em que há falta de competência da musculatura para manter o fechamento do esfíncter no momento da pressão abdominal. Como causas: envelhecimento, obesidade, gestação, parto pélvico, constipação intestinal e doenças, como a diabetes.

 

  • Incontinência urinária por urgência

 

Quando há vontade súbita e incontrolável de urinar e ocorre a perda de urina antes da chegada ao banheiro. Pode haver uma vontade forte com pouca urina, micções noturnas que despertam do sono. Ocorre geralmente na alteração do padrão da bexiga, como hipersensibilidade ou hiperatividade, ou pode ser devido a uma contração do detrusor (músculo da parede da bexiga). Muitas vezes, se resolve com a reversão das causas, porém, se há perda, o assoalho pélvico também precisa ser trabalhado. Causas: baixa ingestão de água, constipação, ingestão de líquidos irritantes para a bexiga (é individual), diabetes, doenças neurológicas, como lesão medular, acidente vascular encefálico, hanseníase e cirurgias pélvicas que lesionam nervos.

 

  • Incontinência urinária mista

 

Quando há a presença simultânea dos mecanismos fisiopatológicos da incontinência urinária de esforço e de urgência.

 

  • Incontinência urinária por retenção ou transbordamento

 

Ocorre quando não há esvaziamento completo da bexiga ao urinar, deixando o órgão distendido e levando ao escape. Ou seja, quando a bexiga está completamente cheia, a urina transborda involuntariamente. O paciente apresenta a vontade de urinar, mas elimina apenas gotas. Causada pelo comprometimento da contratilidade do músculo da bexiga (detrusor), ou por uma obstrução da saída da bexiga, ou até mesmo por ambas as causas. É mais comum em homens, devido à hiperplasia prostática. Geralmente por disfunções neurológicas ou idiopáticas.

 

  • Enurese noturna

 

Urinar enquanto dorme. Comum na infância, mas pode ocorrer também com os adultos (sonha que está urinando e não acorda).

 

  • Incontinência urinária contínua 

 

É a perda constante de urina. Pode ser causada por lesões graves ao sistema esfincteriano, quando a pressão uretral se torna incapaz de impedir o fluxo urinário. Pode ser congênita ou decorrente de ressecções pélvicas e traumas genitais.

 

  • Incontinência urinária insensível

 

Quando a perda não é sentida pelo paciente, que só percebe ao molhar a roupa ou o absorvente. Tem causas variadas, sendo que a incontinência pós-prostatectomia radical se enquadra aqui. A eliminação ocorre assim que a urina chega à bexiga.

 

  • Incontinência urinária durante o coito

 

Ocorre durante a penetração ou durante o orgasmo. Pode estar relacionada ao relaxamento intenso da musculatura ou à contração do detrusor em resposta ao orgasmo.

TRATAMENTO PARA A INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM ADULTOS

Mais uma vez, reforçamos: existe tratamento para a incontinência urinária em adultos. Pode ser cirúrgico ou, na maioria dos casos, conservador. 

Cada tipo de incontinência demanda uma ação específica, daí a importância de uma anamnese bem elaborada, que contemple a investigação dos sinais e sintomas, antecedentes cirúrgicos, etc. Também, há necessidade de avaliação física geral, dando ênfase à avaliação do períneo, objetivando detectar alterações e mensurar a força dos músculos do assoalho pélvico.

A terapia comportamental é considerada uma abordagem conservadora. É uma estratégia de primeira linha, por envolver propostas pouco invasivas, baixos efeitos colaterais, baixo custo e reduzir a necessidade de cirurgia

Nesta abordagem, a pessoa com incontinência urinária pode ser treinada ou reeducada para uma nova condição e desenvolver estratégias para diminuir ou eliminar os sintomas.

A terapia comportamental é desenvolvida por profissionais da saúde, enfermeiros e fisioterapeutas. O Enfermeiro estomaterapeuta recebe, em sua especialização, essa capacitação. O Enfermeiro generalista, quando capacitado, também atua nessa abordagem. 

Esse tratamento consiste em medidas simples, instituídas após a detecção da causa, e é dependente da compreensão, motivação e adesão do paciente, bem como, do nível de motivação e incentivo por parte do terapeuta. 

Como as incontinências de esforço e de urgência atingem cerca de 90% das pessoas que apresentam a disfunção, mostraremos duas propostas de abordagem para esses casos: medidas comportamentais, isto é, hábitos que podem ser modificados, e treinamento da musculatura do assoalho pélvico. 

Hábitos

 

  • Perda de peso

 

A obesidade é, atualmente, um reconhecido fator de risco para a incontinência urinária, e a associação de ambas afeta drasticamente a qualidade de vida dos pacientes. 

 

  • Regularização de hábito intestinal

 

A constipação intestinal contribui para a incontinência urinária e pode ser resolvida com os seguintes cuidados:

  • Aumento da ingestão de fibras, especialmente insolúveis: grãos, cereais integrais, vegetais, verduras e bagaços de frutas;
  • Aumento da ingestão de água: 40ml/kg de peso corporal + 500ml/dia;
  • Manutenção de horário diário para evacuar: 20 minutos após as melhores refeições, quando ocorre a peristalse em massa;
  • Posicionar-se adequadamente no vaso sanitário para evacuar: pés elevados, entre 15 e 20 cm, e apoiados, e o tronco projetado para frente;
  • Massagem abdominal à esquerda: descendente (controverso);
  • Uso de supositórios: apenas para resolver a crise de constipação;
  • Estímulo por toque dígito-retal: para pacientes com lesões neurológicas.

 

  • Prevenção de Infecção do Trato Urinário (ITU) 

 

  • Avaliação de resíduo pós-miccional em pacientes com queixa de infecção urinária de repetição;
  • Aumento da ingestão de líquido, para evitar que a urina concentrada cause aumento da carga bacteriana na bexiga;
  • Sentar-se para urinar (especialmente no caso dos homens), para relaxar o assoalho pélvico e esvaziar a bexiga completamente;
  • Ida ao banheiro ao primeiro desejo vesical, ou não passar de 3 horas de intervalo;
  • Uso da técnica correta de higiene genital pós-micção: de frente para trás (especialmente no caso das mulheres);
  • Avaliação da ação de irritantes vesicais: é o último recurso. São observados os produtos suspeitos de promover a irritação da bexiga, acompanhando alterações dos sintomas de incontinência quando da retirada ou inclusão.

Exercícios para incontinência urinária

 

  • Treino vesical

 

Objetiva a promoção de maior controle sobre o reflexo da micção, estabelecendo micções de horário, em intervalos definidos, com a meta de alcançar intervalo maior entre as micções. Usado para aumentar ou diminuir a frequência miccional.

 

  • Treino da musculatura do assoalho pélvico – Exercícios Kegel

 

Kegel (1948) desenvolveu exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico para tratar a incontinência. A técnica consiste em treinar a musculatura para ter competência de evitar a perda e treinar a bexiga para esvaziar em intervalo de tempo recomendado. As características a serem avaliadas antes da instituição do treinamento são: a propriocepção do paciente (identificação do músculo correto), a força (pela escala de Oxford), o relaxamento, o tempo de sustentação e a velocidade (de contração e relaxamento) dos músculos do assoalho pélvico. 

A partir da identificação das características acima, define-se o treinamento. Há 6 tipos de treinamento, que serão instituídos e acompanhados pelo profissional de saúde. São feitos por etapas, de acordo com a necessidade do paciente e da evolução conseguida no estágio anterior. São eles: 

  • Treinamento de força; 
  • Treinamento de sustentação 
  • Treinamento de coordenação e força;
  • Treinamento de coordenação e sustentação 1; 
  • Treinamento de coordenação e sustentação 2; e 
  • Treinamento de coordenação abdomino-pélvica. 

O tratamento da incontinência urinária por transbordamento direciona para o cateterismo intermitente limpo (CIL).

COMO FAZER OS EXERCÍCIOS PARA INCONTINÊNCIA URINÁRIA CORRETAMENTE

É importante que o paciente com incontinência urinária passe por uma avaliação com o urologista, para que tenha um diagnóstico preciso da disfunção miccional e que o tratamento se desenvolva numa abordagem multidisciplinar. 

Geralmente, exames complementares são necessários para definir com segurança o diagnóstico e as condutas a serem tomadas. E é sempre importante contar com os profissionais certos para a realização da terapia comportamental, especialmente para realizar corretamente os exercícios para o controle da incontinência urinária.

Na Stay Care, nossos Enfermeiros possuem a capacitação adequada para orientar os exercícios e acompanhar a evolução das pessoas que sofrem de incontinência urinária. 

Temos unidades em diversas regiões do Brasil, com profissionais que vão desenvolver um excelente trabalho para recuperação do paciente, bem como, para prestar orientação aos pacientes, familiares, amigos e mesmo outros profissionais de saúde.

Conheça nossa rede de franqueados e entre em contato para saber tudo o que podemos oferecer para melhorar seu bem-estar e sua qualidade de vida!